cheap jerseys free shipping wholesale nfl jerseys nike nfl jerseys from china soccer jerseys cheap nike nfl jerseys free shipping cheap basketball jerseys basketball jerseys china cheap jerseys from china wholesale Jerseys free shipping cheap jerseys wholesale jerseys nfl Jerseys free shipping wholesale nike Jerseys wholesale snapback hats wholesale jerseys free shipping cheap snapback hats wholesale nfl jerseys paypal nfl jerseys supply nhl jerseys from china
 
Monday, August 31, 2015
Register  |  Login
PROJETOS * OURI
     

josemanteigas.jpg
José Manteigas
Coordenador do Projecto

    
  O OURI e o desenvolvimento do pensamento matemático  

O Ouri visa despertar o interesse e mobilizar a actividade do aluno na Matemática. Este jogo, alia raciocínio, estratégia e reflexão, com desafio e competição de uma forma lúdica.

A sua prática contribui para o desenvolvimento da capacidade de formalização de estratégias, memorização e para o desenvolvimento pessoal e social.

Um aspecto importante será o tratamento e a exploração dos temas “Números e Cálculo”, “Probabilidade e Estatística” e “Álgebra e Funções” subjacentes ao jogo.

Ao introduzir o jogo nas nossas escolas pretendemos que os alunos adquiram e desenvolvam em ambiente lúdico e interactivo, e em diferentes contextos (sala de aula, recreio, biblioteca, família, etc.) um conjunto de competências que pensamos relevantes para o desenvolvimento do pensamento matemático:

  • A destreza manual, a lateralidade, as noções de quantidade e de sequência, as operações básicas mentais, aquando da aplicação das regras em cada jogo, por exemplo, o sentido convencional do jogo — sentido anti-horário;
  • O uso de processos organizados de contagem na abordagem de problemas combinatórios simples, por exemplo, os conceitos de chance, de eventos aleatórios, de eventos equiprováveis e não-equiprováveis;
  • A procura de padrões e regularidades e a formulação de generalizações;
  • No contexto numérico, durante o desenvolvimento de cada jogo de forma a encontrar estratégias ganhadoras.

 

Com o Ouri pretendemos promover actividades cooperativas de aprendizagem orientadas para a integração e troca de saberes de uma forma lúdica e em múltiplos contextos.

Syndicate      
  O que é o OURI ?  

O Ouri pertence a uma família de jogos de tabuleiro designados por Mancala. A família do Mancala é muito antiga e a sua origem é incerta, no entanto, admite-se que tenha sido inventado pelos egípcios. Mais tarde, foi introduzido na Ásia, nas Filipinas e na África Negra. No século XVI, através dos escravos negros chegou à América e às Antilhas.

Hoje, joga-se o Mancala em quase todas as regiões africanas. O nome varia de país para país e até de tribo para tribo, com algumas variantes, embora as regras, no essencial, sejam as mesmas. Há regiões africanas onde se jogam variantes em tabuleiros com vários buracos e sementes em número proporcional aos buracos.

Para Cabo Verde, foi levado pelos povos da Costa da Guiné, que foram povoar o arquipélago no século XV.

Os nomes de Oril, Uril, Ori, Oro, Ouri ou Urim, entre outros, coincidem com a especificidade de cada ilha, de Cabo Verde. No continente africano recebe também designações diversas, nomeadamente “awalé ou awélé” (Costa do Marfim) e “N’Golo” (Congo Kinshasa). Das muitas designações que tivemos acesso, decidimos adoptar a seguinte: “Ouri”.

O jogo processa-se sobre um tabuleiro com catorze buracos (doze casas e dois depósitos) e quarenta e oito sementes, ou num tabuleiro com apenas doze casas.

Syndicate      
     
Workshop de Ouri
    
     
Campeonato Distrital de OURI
    
     
Aprender a jogar
    
Quer jogar on-line?

Teste as suas capacidades em jogar OURI.
Pode jogar contra o computador ou então desafiar ou outro jogardor!

Ir para jogo On-line

Clique na imagem e bom jogo!
Home  |  XIV Encontro TIC  |  R21  |  MOODLE  |  GARE  |  MultiPoint Server  |  3D-RED  |  QIM  |  Workshops  |  Documentos  |  Artigos  |  Forum

Copyright 2005-2011 CC TIC «Entre Mar E Serra»