Plataformas e sistemas das Escolas/Agrupamentos no CCEMS

Desde 2006 que o CCEMS fornece alojamento, manutenção e apoio técnico a sistemas das escolas baseados na Internet de uso comum ou desenvolvidos por nós (e.g. GARE). Apresentamos nos gráficos em anexo alguns dados de tráfego dos servidores que disponibilizam plataformas Moodle. Não contabilizamos os dados de plataformas CMS (Joomla, WordPress, etc) e de outros serviços (e.g. Correio Eletrónico).

Os dados (que podemos disponibilizar em pormenor para fins de investigação) são evidências do modo como se distribuem no tempo as diferentes tarefas dos professores (organização, planeamento e prática letiva) e dos alunos (trabalhos escolares) em ciclos anuais, semanais e diários.

São um total de 224 unidades orgânicas (na sua maioria agrupamentos de escolas) com distribuição por todo o país mas especialmente concentradas nas regiões Centro e de Lisboa VT. O desenvolvimento da utilização de plataformas LMS (em particular a Moodle) teve um grande incremento com a iniciativa dos Computadores Portáteis cuja dinâmica se mantêm até hoje em muitas escolas, apesar de há muito terem cessado os apoios públicos à sua utilização educativa.

Pensamos que deveríamos potenciar melhor estas dinâmicas e a “cultura Moodle” que existe nas nossas escolas, conseguida com investimentos muito significativos em equipamentos e formação.