Logo OURITabuleiro OURIJogo OURIJogo OURI

O Ouri visa despertar o interesse e mobilizar a actividade do aluno na Matemática. Este jogo, alia raciocínio, estratégia e reflexão, com desafio e competição de uma forma lúdica.

A sua prática contribui para o desenvolvimento da capacidade de formalização de estratégias, memorização e para o desenvolvimento pessoal e social.

Um aspecto importante será o tratamento e a exploração dos temas “Números e Cálculo”, “Probabilidade e Estatística” e “Álgebra e Funções” subjacentes ao jogo.

Ao introduzir o jogo nas nossas escolas pretendemos que os alunos adquiram e desenvolvam em ambiente lúdico e interactivo, e em diferentes contextos (sala de aula, recreio, biblioteca, família, etc.) um conjunto de competências que pensamos relevantes para o desenvolvimento do pensamento matemático:

  • A destreza manual, a lateralidade, as noções de quantidade e de sequência, as operações básicas mentais, aquando da aplicação das regras em cada jogo, por exemplo, o sentido convencional do jogo — sentido anti-horário;
  • O uso de processos organizados de contagem na abordagem de problemas combinatórios simples, por exemplo, os conceitos de chance, de eventos aleatórios, de eventos equiprováveis e não-equiprováveis;
  • A procura de padrões e regularidades e a formulação de generalizações;
  • No contexto numérico, durante o desenvolvimento de cada jogo de forma a encontrar estratégias ganhadoras.

Com o Ouri pretendemos promover actividades cooperativas de aprendizagem orientadas para a integração e troca de saberes de uma forma lúdica e em múltiplos contextos.