Adesão à Comunidade

Expansão do projeto - Convite à adesão à Comunidade

Os ambientes STEAM devem promover novas abordagens ao estudo, baseadas na realização de projetos práticos tais como os múltiplos componentes (processadores, sensores, programas, etc.) da tecnologia Arduino. Estas tecnologias estão a ter uma enorme expansão e, registam, a nível nacional e internacional, um enorme crescimento da sua utilização, quer em diferentes programas de formação em TIC (programação, robótica, etc.), quer nas suas aplicações práticas em diferentes domínios (robótica, automação, monitorização, etc.).

De forma a criar uma rede que apoie a adesão das escolas/agrupamentos (em termos de formação de docentes e apoio técnico pedagógico) ao projeto-piloto, que pretendemos implementar no próximo ano letivo necessitamos de ampliar a comunidade UAC, em torno de pólos geograficamente distribuídos de forma a facilitar esse apoio e o trabalho presencial entre equipas.

A finalidade geral do projeto é o desenvolvimento de Kits de Aprendizagem Arduino destinados a contextos de aprendizagem das STEAM de âmbito disciplinar ou em projetos interdisciplinares. O desenvolvimento destes KITs realiza-se em ambiente de formação contínua de docentes (Oficina de Formação de 25 + 25 horas), sobre as aplicações pedagógicas das tecnologias Arduino. Esta formação da comunidade será implementada pela Direção-Geral da Educação (DGE) e destina-se a preparar uma rede de equipas para aprofundar materiais e metodologias para apoiar escolas/agrupamentos e professores que vierem a aderir ao projeto-piloto para as escolas, previsto para o ano letivo 2018-19.

Podem aderir equipas constituídas por dois ou três professores: um de Informática e os outros de diferentes grupos de docência, com prioridade às STEAM, que queiram desenvolver ambientes de aprendizagem prática e baseada em projetos. No momento da adesão as equipas deverão escolher por consenso entre os seus membros:

  • A prioridade dos polos a que ficarão associados
  • O nível de formação que preferem (de iniciação ou desenvolvimento)

As atividades de formação nos polos será aberta em função do número de equipas que os escolherem para realizar a formação.

As inscrições realizam-se, até 30 de junho, pelo preenchimento de um formulário.

  • Adesão das equipas: 30 de junho de 2018
  • Informação sobre os processos de seleção e polos onde haverá formação: até 15 de junho
  • Confirmação e inscrição na formação: até 15 de setembro de 2018
  • Realização da formação: 23 de setembro a dezembro de 2018

Adesão à Comunidade UAC

Elemento 1

Elemento 2

Elemento 3

Pólos regionais (ordenar prioridade)