Depois de consensualizar na Comunidade as finalidades e modelos de intervenção prevemos, no âmbito do desenvolvimento do projeto, procurar parcerias, que permitam a expansão e desenvolvimento do projeto quer em termos geográficos que no âmbito de atuação.
Podemos identificar uma tipologia de parcerias desejáveis:
- Administração Educativa: prioritariamente a Direção-Geral de Educação (DGE) e a estrutura responsável pela promoção das TIC em contexto educativo e que se integra o CCEMS: a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE).
- Escolas e Agrupamentos: tendo os alunos como destinatários, e os professores como intervenientes, são as escolas e agrupamentos que terão de criar as condições para a mudança.
- Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAEs): com uma distribuição geográfica nacional no território continental são as entidades melhor posicionadas para desdobrar a formação e articular as escolas e os professores.
- Empresas tecnológicas: para conseguir acesso privilegiado a equipamentos e materiais, apoio técnico, formação especializada, etc.
- Organismos nacionais e internacionais: de apoio ao desenvolvimento da tecnologia em geral e da utilização do Arduino em particular.
- Outras entidades que partilhem interesses e que atuem no mesmo âmbito.