AE de Paredes de Coura (AEPC) – Clube Ciência Viva na Escola S.O.S. Terra – Oficina “Introdução à Programação e robótica” e exposição “Realidade virtual”

Centros de Competência (CC) TIC Entre Mar e Serra (CCEMS), Leiria e CC TIC da Universidade do Minho: Colaboração no III Encontro com Ciência – A Terra no Universo e Nós na Terra – um olhar a partir da tecnologia.

No dia 15 de março de 2024 os CC TIC Entre Mar e Serra, Leiria, e da Universidade do Minho, a convite do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura (AEPC) – Clube Ciência Viva na Escola S.O.S. Terra, colaboraram na dinamização de uma oficina e de uma exposição no evento “III Encontro com Ciência – A Terra no Universo e Nós na Terra – um olhar a partir da tecnologia”, realizado no Centro Cultural de Paredes de Coura. Este evento, realizado pelo AEPC e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio do CENFIPE – Centro de Formação das Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, bem como com o apoio de outros parceiros institucionais.

A oficina, subordinada à temática “Introdução à programação e robótica”, foi dirigida às turmas do 7.ºano do AEPC, da parte da manhã, e a alunos do 3.º ano do ensino básico (AEC’s), da parte da tarde. Na oficina os alunos, e respetivos professores/acompanhantes, realizaram diversas atividades recorrendo a placas Micro:bit e robots Maqueen Plus V2 (turmas 7.ºano), SuperDoc e Bubble (alunos do 3.ºano). Na exposição, subordinada à temática “Realidade virtual”, alunos, professores e comunidade escolar tiveram contato com Óculos de Realidade virtual e com vários robots de solo.

As atividades dinamizadas foram muito interessantes e motivadoras para os alunos uma vez que permitiu que muitos entrassem em contato, pela primeira vez, com estas temáticas e percecionassem algumas das suas aplicações na “vida real”.