Sobre Nós

CCEMS

O projecto do Centro de Competência “Entre Mar e Serra” (CCEMS) apresentado a concurso em 1998 especificava a especialidade de Aplicações Pedagógicas do Computador e das Redes Telemáticas.

“Na escola, continuamos a centrar o problema e a sua solução no professor, nos diversos papéis que desempenha na escola (docência, organização e gestão) e nas suas concepções e atitudes face à educação e à tecnologia. Para uma mudança de atitudes e plena integração das TIC nos processos de interacção na escola parece-nos fundamental, enquanto Centro de Competência, promover a concretização das seguintes finalidades:

  1. Encarar a Formação Contínua de Professores não só na perspectiva da aquisição de competências, mas também como uma vivência a integrar no processo de ensino aprendizagem e no seu quotidiano de relação com a escola e a sociedade.
  2. Promover novas atitudes e abordagens dos alunos face à Escola e ao trabalho escolar.
  3. Estimular a participação dos alunos através de metodologias mais envolventes e motivadoras, permitidas pelo uso das TIC, e uma maior intervenção dos mesmos no processo de ensino-aprendizagem, na vida da Escola e da Comunidade.
  4. Criar condições para garantir a correcta instalação e funcionamento dos recursos informáticos. A fiabilidade dos meios informáticos é particularmente importante na mudança de atitudes (não se pode esperar que sejam as escolas, muitas vezes isoladas e com grande falta de recursos, ou os professores a garantir essa fiabilidade).
  5. Constituir uma equipa técnica capaz de dar suporte às iniciativas e projectos das escolas.
  6. Promover a constituição de intranets nas escolas como forma eficaz de introdução e divulgação das TIC e da sua integração na vivência diária de todos os elementos da escola.
  7. Promover a utilização e criação de Software Educativo.”

In Projecto de Centro de Competência “Entre Mar E Serra”, 1997

Procuramos a consecução destas finalidades, através de 3 áreas de intervenção estratégicas interdependentes e complementares:

  1. Formação Contínua de agentes educativos (com particular relevância para os docentes).
  2. Apoio técnico-pedagógico à integração das TIC em contexto escolar.
  3. Promoção de mudanças organizacionais necessárias à integração de novas práticas potenciadas pela utilização das TIC.