Georreferenciação, programação e drones

No passado dia 20 de fevereiro decorreu, na Escola Secundária Domingos Sequeira, a jornada “Georreferenciação, programação e drones”, integrada nas atividades do projeto “GO! – Mobilidade na educação”, promovido pelo CCEMS, que formalizou, através de assinatura de protocolos, a rede de 22 escolas GO! 3.0, tendo participado cerca de 120 professores.

Estiveram presentes na sessão de abertura o Sr Diretor Geral de Educação, José Vítor Pedroso e o Sr. Presidente da Câmara de Leiria, Raúl Castro.
Após a sessão de abertura, foram apresentadas pela equipa do CCEMS várias vertentes do projeto, ao que se seguiu a “Dronofonia”, uma obra musical para instrumentos e coros, composta por um jovem maestro do Orfeão de Leiria (Rafael Araújo), dançada por pequenos drones.
No início da tarde, decorreu uma demonstração/experimentação de drones, dinamizada por Carlos Filipe, da Associação de Modelismo do Centro de Portugal, seguindo-se a realização de atividades em que os participantes se dividiram: recolha de dados ambientais georreferenciados no meio envolvente à escola e ao castelo de Leiria; jogos com recurso a tablets com GPS (Matemática pelo Castelo); percurso pedestre orientado com audioguia (Rota do Crime do Padre Amaro); e percurso pedestre com informação multimédia no ecrã (Rota dos escritores).