Ruído Escolar

A última edição do jornal Região de Leiria deu grande destaque à iniciativa do CCEMS âmbito da contenção do ruído escolar. Pretendemos, com os contributos de professores interessados e outros parceiros, recolher elementos que permitam elaborar um projeto mais consolidado para o ano letivo 2017/18. Esta iniciativa resulta dos desafios sobre o som no âmbito do projeto “Laboratório dos Sentidos”, que permitiram constatar a eficácia da medida para mobilizar os alunos para atividades de contenção do ruído e melhor compreensão da propagação do som.

O ruído é realmente um problema de saúde pública em algumas escolas, e os professores são quem sofre mais com os seus efeitos pois, para além dos problemas comuns a alunos e funcionários (dores de cabeça, distúrbios hormonais, etc) têm ainda de elevar demasiado a voz para se fazer ouvir acima do ruído ambiente, com consequências, muitas vezes dramáticas, para as cordas vocais e garganta.

Esta iniciativa conjunta com o Região de Leiria, mas aberta a outros parceiros, já se iniciou na Biblioteca Escolar José Saraiva e está aberta a todos os docentes que podem inscrever-se individualmente, em nome da V/ Escola ou Agrupamento de Escolas. Mais informação e inscrições em:
http://labsenses.ccems.pt/ruido