Workshop “Pensamento Computacional e Robótica” – AE de Marinha Grande Poente

Foi com enorme prazer que no dia 4 de abril, o CCEMS, representado por Nancy Silva, realizou 2 Workshops sobre Pensamento Computacional e Robótica no Agrupamento de Escolas (AE) de Marinha Grande Poente. Realizados nas instalações da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, os Workshops decorreram na disciplina de Matemática e para os alunos de 2 turmas do 7.º ano.

Os professores estagiários Carlos Ferreira e Ana Marques, que estão a realizar o estágio no AE no âmbito do Mestrado no Ensino de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário – Universidade de Coimbra, e o professor João Gonçalves, orientador do AE, foram os “responsáveis” pelo convite.
Com a colaboração do Centro de Competência TIC Softciências (Coimbra), que forneceu o contacto do CCTIC CCEMS (Leiria – mais próximo da Marinha Grande) aos professores envolvidos, foi possível concretizar mais uma atividade que pretende ir ao encontro das novas Aprendizagens Essenciais dos alunos.

Foram utilizados robôs Weeebot e Bubble. Com os robôs Weeebot os alunos tiveram oportunidade de utilizar a aplicação WeeeCode, cuja estrutura é muito semelhante à da aplicação Scratch, mas que também tem comandos para programar o robot.

O workshop correu muito bem e os alunos demonstraram muito entusiasmo e motivação ao resolver as atividades propostas.
Esperamos poder voltar em breve para dinamizar mais workshops.
Agradecemos a todos os envolvidos!