Enquadramento do projeto

Os números, esse problema!

Aluno

A aversão dos alunos à Matemática, ou em termos gerais aos números, é um problema há muito conhecido na nossa Escola, comum a outros países, que começa no início da escolaridade e que condiciona a aprendizagem dos alunos em todo o percurso escolar, e em múltiplas áreas do conhecimento, com particular destaque para a Matemática e Ciências (físicas, naturais e sociais).

Traduz-se em insucesso escolar que condicionam a progressão nos estudos e, mais tarde, as opções de carreira, de muitos dos nossos alunos, com consequências preocupantes para a sustentabilidade de áreas fundamentais da investigação e desenvolvimento e das necessidades do mercado de trabalho (em particular nas engenharias).

Literacia da Informação

Literacia

Na sequência da Proclamação de Alexandria (2005) a UNESCO definiu Literacia da Informação com o capacidade de:
– Reconhecer as suas necessidades de informação;
– Localizar e avaliar a qualidade da informação;
– Guardar e recuperarem Informação
– Fazer uso eficaz e ético da informação;
– Aplicar a informação para criar e comunicar
conhecimento.

Para compreender a bula de um fármaco, interpretar uma notícia, um artigo, ou mesmo um documentário na televisão ou compreender e comparar as especificidades de um produto, exigem de toda a população cada vez mais competências no âmbito da Literacia da informação.

“A Literacia da Informação é assim uma ferramenta crucial no desenvolvimento saúde e bem estar para todas as pessoas, e no suporte a sociedades democráticas dinâmicas e abertas à participação cívica de todos.”

E uma questão que não é fácil

O mundo à nossa volta é um lugar pouco familiar, ao contrário do que possamos pensar… A escala humana é muito grande, comparada com o mundo dos átomos, e muito pequena, comparada com a escala do nosso planeta.

 

Teodoro, Vitor D. (2008) , Literacia e numeracia fundamentais para aprender.