Cineastas Digitais 2022/2023 – Abertura da XVI Edição

Destinatários: Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional) de todo o país

O Concurso Cineastas Digitais é uma iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS), que vai na sua XVI edição e que tem como objetivo fomentar a utilização criativa das tecnologias na abordagem aos Valores Universais, da Cidadania e do Ambiente.

A edição deste ano, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como tema geral “Ética e Cidadania”. As abordagens temáticas e técnicas deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento, a saber: 

  •  “Vídeo Júnior(NOVO) (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), para alunos dos 1.º e 2.º CEB, cujo tema é “Ética e Cidadania”;
  • Vídeo Curtas” (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), para alunos do 3.º CEB e Ens. Secundário, cujo tema é livre
  •  “Vídeo Narrativas” (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita perceber uma história), para alunos do 3.º CEB e Ens. Secundário, cujo tema é “Ética e Cidadania”.

Propomos que o tema seja abordado no âmbito dos domínios Direitos Humanos, Interculturalidade e Segurança, Defesa e Paz, da Educação para a Cidadania. Pretendemos promover, junto dos alunos mais jovens, atitudes e valores relacionados com o modo como nos relacionamos com os outros, como nos comportamos nas diversas situações do quotidiano e o que podemos fazer no meio local ou global para criarmos e mantermos um ambiente saudável em que todos possam coabitar em harmonia e de forma sustentável.

Os vídeos podem ser submetidos até ao dia 31 de julho de 2023.

O cartaz encontra-se disponível em https://download.ccems.pt/CartazCineastasDigitais2022_2023.pdf

Mais informações podem ser consultadas em: https://cineastas.ccems.pt