Artistas Digitais 2022/2023 – Abertura da XXII Edição

XXII Edição do Concurso Artistas Digitais (2022/2023)
Tema: “Ética e Cidadania”
Destinatários: Alunos do Pré-Escolar e do 1.º e 2.º CEB do Ensino Básico de todo o país


O Concurso Artistas Digitais é uma iniciativa do Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS), que vai já na sua XXII edição. Este concurso pretende fomentar a utilização criativa das tecnologias na abordagem de atitudes e Valores Universais, de cidadania e do ambiente. 

Nesta edição, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propomos o tema “Ética e Cidadania” para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos), no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínios Direitos Humanos, Interculturalidade e Segurança, Defesa e Paz. Pretendemos promover, junto dos alunos mais jovens, atitudes e valores relacionados com o modo como nos relacionamos com os outros, como nos comportamos nas diversas situações do quotidiano e o que podemos fazer no meio local ou global para criarmos e mantermos um ambiente saudável em que todos possam coabitar em harmonia e de forma sustentável.

Os educadores, professores e encarregados de educação poderão registar-se e enviar os desenhos dos seus “artistas” até ao final do mês de julho de 2023. 

Os artistas poderão participar com mais de um desenho digital, elaborado recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares). No que diz respeito ao número de alunos por desenho, este deve ser desenhado por apenas um/dois alunos.

O cartaz encontra-se disponível em: https://download.ccems.pt/CartazArtistasDigitais2022_2023.pdf

NOVIDADE: A partir deste ano letivo os alunos do 1.º e 2.º ciclos também podem concorrer ao concurso Cineastas Digitais, cujo tema é o mesmo, na categoria Vídeo Júnior. Pode consultar mais informações em http://cineastas.ccems.pt/
 
Mais informações e regulamento podem ser consultadas em: https://artistas.ccems.pt