CONTENÇÃO DO RUÍDO EM CONTEXTO ESCOLAR (Projeto-piloto)

Os efeitos do ruído em contexto escolar e a necessidade de o regular é um tema cada vez mais abordado na literatura científica e nas organizações internacionais dedicadas às temáticas da Educação, quer pelos seus efeitos sobre a saúde e bem-estar das comunidades educativas, quer nos impactos negativos do ruído na aprendizagem.

A Escola demonstrou a sua eficácia na promoção de valores, atitudes e comportamentos em inúmeros domínios, mas, paradoxalmente, temos feito pouco para promover a regulação de um aspeto tão importante para a concretização das suas finalidades. Os professores são duplamente penalizados pelo ruído excessivo nas escolas, pois sofrem os efeitos na saúde comuns a toda a comunidade escolar, mas ainda têm de se fazer ouvir acima do mesmo, com impactos negativos na saúde psíquica e do aparelho fonador.

Este projeto teve o seu arranque há 6 anos mas, por circunstâncias diversas, só agora está a ter desenvolvimentos, estando a sua implementação a arrancar com 15 unidades orgânicas associadas dos Centros de Formação de Associação de Escolas LeiriMar e RCA, nos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós. Tem como base atividades práticas de sensibilização dos alunos, professores e funcionários e a testagem de equipamentos e metodologias de regulação do ruído em diversos contexto.

Prevemos que, a partir de fevereiro de 2024, com a experiência adquirida com este grupo de escolas, desenvolver metodologias de apoio à distância, que nos permitam apoiar as escolas de outras regiões que, tal como este grupo pioneiro, podem integrar o projeto associadas ao respetivo CFAE (recomendável) ou por iniciativa própria. Podem descarregar a versão provisória do projeto e manifestar desde já o vosso interesse em: https://bit.ly/FormulPContRuidoAmbEscolar

Sejam bem-vindos(as) e contamos com a vossa ajuda, promover ambientes escolares mais saudáveis e facilitadores de uma melhor aprendizagem.

#ContençãoRuido