Limita os contactos sociais, mas aproveita para aprender!

DESAFIOS DE APRENDIZAGEM NA SEMANA DE CONTENÇÃO

3 a 7 de janeiro de 2022

O CCEMS propõe, durante a semana de contenção, que os alunos realizem desafios/atividades em diversas áreas.

Os desafios, com informação detalhada, encontram-se disponíveis em https://bit.ly/SemanaContencao3a7_2022

Em baixo pode ver as informações resumidas dos desafios/atividades propostas.

  1. Valores e o uso criativo da tecnologia
    Artistas Digitais

Tema: Cidades Verdes, Oceanos Azuis

O concurso Artistas Digitais, organizado em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como público-alvo crianças do Pré-Escolar, 1.ºCEB e 2.ºCEB. Com uma aplicação de desenho para computador ou tablet, devem elaborar desenhos baseados na temática “Cidades Verdes, Oceanos Azuis” e, depois, o adulto responsável submete-os no site.
Site: https://artistas.ccems.pt/

Instruções:

As crianças que frequentam o 3.ºCEB e Secundário poderão participar no concurso Cineastas Digitais. Neste concurso solicita-se que seja criado um vídeo, com a coordenação de um professor, com base nas temáticas “Mobilidade das Pessoas/ Tema livre” (depende da categoria). Consulte mais informações em https://cineastas.ccems.pt/default.aspx .

  1. STEAM para os “mais novos”

Laboratório dos Sentidos em Família (em contexto familiar)

Desafios direcionados para alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, mas que podem ser realizados por alunos de qualquer faixa etária.
Com o projeto “Laboratório dos Sentidos” (http://labsenses.ccems.pt), propomos novas abordagens ao desenvolvimento do conceito de número, e da Literacia da Informação em geral, tendo como base a aprendizagem sensorial que fazemos desde que nascemos.
Das dezenas de desafios de aprendizagem (exploratórios e competitivos) que temos validados com práticas em sala de aula, adaptaram-se alguns para serem realizados em contexto familiar, considerando os tempos que vivemos.
Mais informações em http://labsenses.ccems.pt/

Desafios:

2.1. Desafio “O salto do coelho”: https://bit.ly/LabSensesSalto
2.2. Desafio “Estimar o peso (ou será a massa?)” : https://bit.ly/LabSensesPeso1
2.3. Desafio “O ruído e o silêncio” : https://bit.ly/LabsensesSom1
2.4. Desafio “Mesmo volume, massas diferentes”: https://bit.ly/LabSens4
2.5. Desafio “Mistérios da luz – direção e sentido”: https://bit.ly/LabSenses5
2.6. Desafio “As palmas mais sonoras”: https://bit.ly/LabSens6

  1. Leitura das ideias, para além das palavras

Desafios (questionários) na SIMA – Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens

Instruções:

  • Aceda ao link dos questionários propostos;
  • Preencha com o nome (pode ser fictício), número (qualquer n.º entre 1 e 40) e turma (nível de ensino e turma, exemplo 8D);
  • Seguidamente, será conduzido pelas perguntas do questionário. Boa Sorte!

Questionários:

3.1. Provérbios de A a Z – 23 questões (ensino básico): http://sima.ccems.pt/index.php?codigo=5397&password=3225
3.2. Provérbios do Mundo – 10 questões (3.º ciclo do ens. básico e ens. secundário): http://sima.ccems.pt/index.php?codigo=569&password=3402
3.3. Citações A a Z – 24 questões (ensino secundário): http://sima.ccems.pt/index.php?codigo=5359&password=7297

  1. Literacia científica por níveis

Desafios (questionários) na SIMA

Instruções:

  • Aceda ao link dos questionários propostos;
  • Preencha com o nome (pode ser fictício), número (qualquer n.º entre 1 e 40) e turma (nível de ensino e turma, exemplo 8D);
  • Seguidamente, será conduzido pelas perguntas do questionário. Boa Sorte!

Questionários:

4.1. Nível inicial – 20 questões (1.º e 2.º ciclos): http://sima.ccems.pt/index.php?codigo=5662&password=3820
4.2. Nível Intermédio – 20 questões (2.º e 3.º ciclos): http://sima.ccems.pt/index.php?codigo=5405&password=1216
4.3. Nível avançado – 20 questões (3.º ciclo e ens. secundário): http://sima.ccems.pt/index.php?codigo=5265&password=8046

  1. Literacia digital e Segurança na Internet

Desafios SeguraNet adaptados à SIMA

Literacia Digital e Segurança na Internet – 16 questões (2.º e 3.º ciclos do ens. básico) : http://sima.ccems.pt/index.php?codigo=5628&password=8332

Questionários de Literacia Digital e Segurança na Internet e de Literacia científica adaptados de, respetivamente, Desafios da SeguraNet (ERTE – DGE) e de Teixeira, A. M. (2011). Concepções alternativas em ciência: um instrumento de diagnóstico.

  1. STEAM para “os mais crescidos”

Praticar com o Arduino

Mini-curso que pretende introduzir os conceitos relacionados com Arduino. As atividades são direcionadas para alunos do 3.º ciclo do ens. básico e ens. secundário.

Instruções: