PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Um grupo de docentes de Educação Especial iniciou, em contexto de formação contínua, uma iniciativa de investigação e desenvolvimento de estratégias e recursos para a promoção do pensamento computacional e a programação e robótica, no âmbito da Educação Especial.

Em articulação com o CFRCA (estamos disponíveis para alargar a outros CFAES) pretendemos com estes professores promover a investigação sobre as estratégias e os recursos mais eficazes, em função da especificidade dos alunos e respetivos contextos de aprendizagem.

Pretende-se, nesta primeira fase e através da partilha de práticas, melhorar o conhecimento sobre modos de operacionalizar, quer a promoção de habilidades cognitivas (pensamento computacional), quer de estratégias mais motivadoras, com recurso à programação e robótica, para abordar diferentes temáticas curriculares.

Numa segunda fase, com as evidências concretas, recolhidas em diferentes contextos, pretendemos consensualizar modos de intervenção que permitam a generalização da formação aos docentes dos grupos de Educação Especial.

Agradecemos aos colegas que aceitaram este desafio e à Educadora Maria José Silva (AE de Porto de Mós) a partilha de práticas de uma iniciativa similar que temos vindo a implementar com docentes da Educação Pré-Escolar.