SIMA Versão 2.0

O Centro de Competência TIC “Entre Mar e Serra” (CCEMS) está a lançar a versão 2.0 da SIMA (Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens), uma aplicação de monitorização das aprendizagens e de avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação para efeitos de classificação.

A SIMA tem vindo a ser desenvolvida pelo CCEMS em estreita interação com muitas centenas de professores e milhares de alunos e tem dois desenvolvimentos complementares:

Uma aplicação a instalar no computador do(a) professor(a) e cujo funcionamento não depende da rede local ou do acesso à Internet e que apresenta nesta versão, um processo de instalação completamente automatizado e novos tipos de itens e outras funcionalidades.

– Uma plataforma na Internet (https://sima.ccems.pt) para atividades não presencias com alunos (e.g. monitorização e apoio ao estudo) onde, brevemente, serão integradas as novas funcionalidades agora disponibilizadas na versão 2.0 da aplicação.

Procuramos dar o nosso contributo para a renovação das práticas de avaliação e acompanhamento das aprendizagens reunindo as funcionalidades mais relevantes das aplicações comerciais a que acrescentamos a que nos são pedidas pelos professores, ou as que decorrem das dinâmicas do nosso sistema educativo.

Para apoiar a sua utilização temos previsto ações de formação de diferentes tipologias e medidas de apoio técnico. O resumo da iniciativa e links para se inscrever estão disponíveis em: https://bit.ly/ResumoSIMA

A aplicação é gratuita para todos os professores. Pede registo apenas para vos informarmos das atualizações. Pode descarregá-la com os respetivos tutoriais a partir de: https://bit.ly/SIMA_2022

Esperamos que seja do V/ agrado e contamos com os vossos contributos para uma versão 3.0 ainda melhor.