Ação de Formação no CFRCA: CONTRIBUTO DOS RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Inscrições abertas até 20/03/2022

CCEMS: Vamos apoiar no âmbito do acesso a plataformas e recursos.

Seymour Papert (1928-2016) referiu a pouca importância dada à “Arte de Aprender” na formação inicial e contínua de professores. Ao contrário da “Arte de Ensinar” que tem uma designação estabelecida (Pedagogia), a “Arte de Aprender” foi tão ignorada que nem uma designação consensual tem.

Os avanços científicos no conhecimento do cérebro, e na compreensão dos processos mentais ligados à aprendizagem, demonstram a diversidade no modo como os alunos aprendem e colocam em causa muitos dos princípios da “pedagogia de classe”.

Pretendemos com esta ação, só possível em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, promover uma reflexão entre professores sobre os diferentes modos de aprender e estratégias para lidar com essa diversidade, quer ao nível das atividades a realizar com os alunos, quer na elaboração de materiais de apoio.

Na sequência de outras iniciativas, realizadas em parceria, consideramos muito importante a aproximação da formação de professores aos centros de investigação das entidades do ensino superior.

Mais informações e inscrições em: https://cf.ccems.pt/acao/415

Até 20 de Março (requer registo prévio, para quem ainda não fez, na plataforma do CFRCA – https://cf.ccems.pt/ ).

Para melhor visualização pode descarregar as imagens em PDF:https://download.ccems.pt/AprenderRed.pdf