XXIII Edição do Concurso Artistas Digitais 2023/2024 (NOVA EDIÇÃO)

Destinatários: Alunos do Pré-Escolar e do 1.º e 2.º CEB do Ensino Básico de todo o país

O Concurso Artistas Digitais é uma iniciativa do Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS), que vai já na sua XXIII edição. Este concurso pretende fomentar a utilização criativa das tecnologias na abordagem de atitudes e Valores Universais, de cidadania e do ambiente.

Nesta edição, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propomos o tema “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia” para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos). O tema decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas. Assim, quando pensamos em liberdade e democracia, falamos da mesma liberdade e democracia que norteou os agentes da “revolução dos cravos”:

  • De que forma vivemos este dia passados quase 50 anos?
  • Que liberdade é esta?
  • Que significado lhe atribuímos?
  • Existe mais liberdade e democracia para além desta?
  • Qual é a cor da democracia hoje?
  • Ela tem som?
  • Sente-se? Cheira a quê?

Passados 50 anos após a revolução de abril de 1974, afigura-se um momento oportuno para nos debruçarmos sobre este momento relevante da história política e social recente.

Pretendemos que a participação neste concurso promova a reflexão dos mais novos, dos seus pais e avós em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens para o significado e importância do 25 de abril na construção da nossa sociedade.

Os educadores, professores e encarregados de educação poderão registar-se e enviar os desenhos dos seus “artistas” até ao final do mês de julho de 2024.

Os artistas poderão participar com mais de um desenho digital, elaborado recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares). No que diz respeito ao número de alunos por desenho, este deve ser desenhado por apenas um/dois alunos.

O cartaz encontra-se disponível em: https://bit.ly/ArtistasDigitais20232024

Concurso Cineastas Digitais: os alunos do 1.º e 2.º ciclos também podem concorrer ao concurso Cineastas Digitais, cujo tema é o mesmo, na categoria Vídeo-Júnior. Pode consultar mais informações em http://cineastas.ccems.pt/

Mais informações e regulamento podem ser consultadas em: https://artistas.ccems.pt