Aplicação em contexto

Isto é uma cabra!

– “Isto é uma cabra!”

-” É o quê?”

-” É uma cabra!”

A Plataforma Criativa permite criar um ambiente de aprendizagem em que todas as ideias são bem-vindas e valorizadas. A professora Benilde Silva, do Agrupamento de Escolas de Marrazes, realizou alguns casos 3D com alunos do 3.º ano da Escola Básica de Pinheiros. Os discentes realizaram a atividade Isto é uma Cabra com “entusiasmo e desinibição, conseguindo partir do estímulo e mostrar criatividade, sendo capazes de realizá-la com eficácia. Não houve críticas nem juízos de valor”, tendo a estratégia sido considerada muito pertinente  na Educação para a Cidadania.

Alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira de Leiria usam as metodologias da Plataforma Criativa em contexto de sala de aula. Neste conjunto de imagens, cedidas pela coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento da ESALV, podemos ver os alunos a realizar um exercício prático, em interação de pares. A Plataforma Criativa vale-se de um conjunto de exercícios que servem sempre a consecução de um determinado objetivo: mudar a atitude perante o erro, potenciar a  concentração, a motivação,  a disciplina e fomentar a aprendizagem colaborativa.

Alunos do Ensino secundário usam a Plataforma Criativa na resolução de um problema. O método tem a mais-valia de ser ecléctico, podendo ser usado em qualquer nível de escolaridade.