Fases de desenvolvimento

Constituição da comunidade e desenvolvimento do projeto

O diagrama apresenta as fases de desenvolvimento do projeto a curto-prazo (6 meses) e em que se vão delinear as ações subsequentes.

Em termos gerais, prevê-se que as equipas venham, a partir da fase 3, a agregar-se em torno de temas comuns, para o desenvolvimento das versões finais dos Kits que devem ter a maior abrangência possível em termos curriculares. Esta abordagem implicará a agregação de equipas em função das áreas de conhecimento a que se destinam os respetivos projetos.

Temos ainda a intenção, de, a curto prazo, registar o projeto no portal Scientix, coordenado pela European SchoolNet (EUN). O Scientix promove e apoia uma colaboração à escala europeia entre professores, investigadores educativos, decisores políticos de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), assim como outros profissionais do ensino das STEM.

A nossa embaixadora Scientix (Maria João Coelho) pretende disseminar este projeto através do portal Scientix, das redes sociais e também de workshops. A nossa primeira atividade de disseminação prevista vai realizar-se no âmbito da “STEM Discovery Week 2018”, um workshop Arduino, a realizar na sede do CCEMS. Tencionamos ser parceiros desta iniciativa e iremos publicar um artigo sobre este atividade em: https://sdw-blog.eun.org/

Comunidade UAC, desenvolvimentos a médio prazo

Independentemente da focagem nos temas e princípios parece-nos fundamental dispor de uma organização que centralize áreas de atuação concreta, promovendo o debate de medidas de desenvolvimento do projeto e um ajuste da Comunidade às dinâmicas do Sistema Educativo, promovam a sua integração em projetos internacionais no âmbito da temática, a articulação com parceiros, entre outros. Foi designada uma estrutura aberta à participação de todos os membros e que evoluirá de acordo com os desafios que se forem colocando.

Consideramos lógicas de desenvolvimento baseadas na avaliação conjunta que faremos de cada uma das fases, e nos contributos dos que serão os seus principais atores: os professores e os alunos que vão ser desafiados a renovar os modos de ensinar e aprender.

Estabelecemos metas a médio prazo para cinco eixos de atuação complementares e interdependentes:

  • Comunidade: é fundamental definir claramente o que se pretende debater e partilhar, quais as condições de adesão e participação, modelos organizacionais, meios de interação, regras de partilha de experiências e materiais, etc. É fundamental que estes aspetos sejam consensualizados para que todos se sintam confortáveis e se revejam no grupo a que pertencem.
  • Articulação com parceiros: neste contexto denotam-se os parceiros técnicos e da indústria que poderão apoiar o desenvolvimento do projeto disponibilizando equipamentos, formação, etc.
  • Internacionalização: uma área fundamental para a permanente atualização dos membros da comunidade (na Coordenação do projeto e também na Internacionalização. temos uma embaixadora Scientix, que recentemente esteve em formação na Agência Espacial Europeia-ESA-a frequentar um workshop de Robótica – Robotics Teacher Training Workshop- que consistia no ensino das STEAM, utilizando Arduino e Lego. Brevemente um outro elemento da equipa de desenvolvimento do projeto irá frequentar este workshop), para acesso a apoios financeiros ao desenvolvimento do projeto e pelas oportunidades de partilha de práticas a nível internacional.
  • Formação de Professores: trata-se de um aspeto determinante para a disseminação do projeto e envolve dois níveis de atuação: a formação dos membros da comunidade e a formação dos professores que utilizarão os Kits de Aprendizagem com os respetivos alunos.
  • Projeto-piloto: conjuga todas as áreas num modelo de atuação a propor às escolas, aos professores, e às entidades parceiras e que pretendemos concluir até finais do ano letivo 2017/18 para ser proposto às escolas no ano letivo 2018/19.

Tópicos

STEM Discovery Week 2018